quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Como este blog é sobre a palavra e a imagem, nada melhor que ter nele uma cena que posteriormente será decodificada em uma imagem. É uma seqüênciado roteiro do especial de natal que escrevi para a TV Canção Nova, que está em pré-produção para o natal de 2009.
Gosto muito desta cena e ela é uma parte da abertura do especial. Espero que vocês gostem e apreciem.

Até breve!


EXT. CASA DE LUIZ FERNANDO - DIA

COMEÇA a tocar uma MÚSICA CLÁSSICA. A melodia é triste. A imagem mostra um céu azul. Nele aparece ESCRITO: Um milagre de Natal. A imagem vai descendo até mostrar a CASA. A IMAGEM em ZOOM IN na direção da PORTA PRINCIPAL DA CASA.
FUSÃO PARA

INT. CASA DE LUIZ FERNANDO - DIA
A CÂMERA passeia por QUADROS, RECORTES DE JORNAL em MOLDURAS DE VIDRO, FOTOGRAFIAS ANTIGAS de LUIZ, 20 anos, ao piano, em vários lugares como: TEATROS, SALA DE CONCERTOS E TOCANDO COM ORQUESTRAS. Entram CREDITOS INICIAIS junto com as imagens. Outras FOTOS com pessoas importantes da música, nos braços sempre com um BUQUÊ DE FLORES.

LIVROS de música clássica, LIVROS de arte, DISCOS, uma VITROLA aberta, com um DISCO parado. O PLANO SEQUÊNCIA passa para dentro do PIANO. Passeia enquanto ouve-se a música. CORDAS, MARTELOS, os MARTELOS se levantam e descem, tocam as cordas.

Os DEDOS de LUIZ, 63 anos, deslizam sobre as TECLAS do piano. CONTRA PLANO de LUIZ FERNANDO tocando piano, um senhor com cabelos grisalhos e com o semblante fechado. As MÃOS de Luiz deslizam suavemente sobre as teclas. Instantes. Os dedos contraem e paralisam. Luiz começa a sentir fortes dores. Ele tenta continuar tocando. ERRA, provocando sons estranhos e fortes.

Luiz cai do BANCO DO PIANO. Tem convulsões.

GLÓRIA, 40 anos, chega na sala e vê Luiz Fernando se contorcendo próximo ao PIANO. Corre para ajudar.

GLÓRIA
Luiz. O que aconteceu?

MURILO, 12 anos, está da porta olhando o que está acontecendo. Não expressa nenhuma emoção. Glória desesperada olha para Murilo.

GLÓRIA (cont)
Murilo, pega o telefone pra mãe. Rápido.

Murilo vem com calma e pega o TELEFONE. Entrega para Glória. Glória, ajoelhada segura a cabeça de Luiz Fernando. DISCA o número de emergência, 190.
EM PLONGÈE A CÂMERA começa a subir em SLOW mostrando ambos, Glória ao telefone e Luiz, ainda em convulsão, caído. O branco estoura.
CORTA PARA

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem legal, consegui captar a emoção da cena de abertura. Os detalhes são otimos, me senti dentro da cena.
estou curioso agora.

abração

Roberta Martins disse...

Também fiquei intrigada por saber como continua.. Parabéns !! Vc vai longe. Um beijo