terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Doce recordação

Há alguns anos fiz um filme chamado Um amor para Juliet e hoje tendo um acesso de nostalgia fui procurar na internet se existia alguma menção ao filme. Lembrei que o Fernando Torres, meu amigo, dava aula na Estácio e propôs para os alunos um exercício, que descobrissem o que era Um amor para Juliet e o primeiro que entregasse a resposta em forma de matéria ele colocaria online no site da faculdade. Eis que um dos alunos descobriu e escreveu a materia que transcrevo abaixo. 


Antes de mais nada, obrigado Fernando pela iniciativa. 



Vem aí...“Um Amor Para Juliet”




"Ele tem apenas 23 anos, mas acabou de produzir o segundo filme. O publicitário formado pela Estácio Friburgo não agüenta mais esperar a estréia de seu longa-metragem, marcada para o dia 3 de dezembro, no Teatro Municipal de Pádua (RJ). Todas estas informações estão relacionadas a Romulo Barros, autor de “Um Amor Para Juliet”.

Romulo é um exemplo para todos os jovens do interior que sonham com a realização de grandes projetos. Não ficou preocupado com a distância de um grande centro urbano. Depois de produzir “O Enfermeiro”, adaptação de um conto de Machado de Assis, superou mais uma vez as enormes barreiras para conseguir patrocínio e incentivo.

Dois jovens de diferentes classes sociais unidos pelo amor verdadeiro são os protagonistas de “Um Amor Para Juliet”, uma comédia romântica. Amor impossível entre pessoas de castas distintas não é tema novo no cinema, mas vale a pena conferir uma nova versão, totalmente, ambientada no belo território fluminense. O baile de máscaras, gravado no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, e as imagens da antiga estação de trem paduana são apenas duas atrações, entre várias outras.

A maioria do elenco é formada por moradores de Pádua, município da região Norte do Estado do Rio de Janeiro. Além destes, são imperdíveis as aparições do jornalista e ator Francis Cordeiro como um estilista.

O filme também poderá ser visto nas salas públicas de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, São João de Meriti, Duas Barras, Carapebus, Cardoso Moreira, Engenheiro Paulo de Frontin, Mangaratiba, Carmo, Santa Maria Madalena, São Fidélis e Casimiro de Abreu. Segundo Romulo Barros, os friburguenses vão ser incluídos na turnê. Após receber convite da direção, ele prometeu reunir os amantes da sétima arte para assistirem a “Um Amor Para Juliet” no Teatro do Colégio Anchieta."

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O melhor do e-mail

Há alguns dias eu, Celso Garcial, Carla Maia e Sabrina Peral estamos tentando marcar um encontro nosso. Mas todo moramos muito longe uns dos outros aqui no Rio. 


Primeiro foram as festas de final de ano. Semana passada quando parecia que tudo ia acontecer, um temporal atrapalhou nossa ida para a Barra. Finalmente essa semana parece que a coisa vai sair. E hoje, para decidirmos o lugar do encontro mandamos os e-mails rimados! Acompanhem abaixo! 


Primeiro eu escrevi assim: 


Olá pessoal, 

muito se falou em nos encontrarmos, mas até agora não se decidiu onde será o encontro tão esperado, adiado na última semana e agora filnamente para acontecer. Mas corre o risco de ficarmos ao relento, sem saber onde aportar! 

É hora meu povo de celebrar 
E por isso escolher um lugar para esse encontro tão peculiar. 
Então a pergunta que não quer calar... 
Onde é que vamos nos encontrar? 

Beijos e abraços, essa foi sem rimar! 

Então Celso entrou na brincadeira e fez seu poema:

Como disse Romulo, o poeta
Aquele que nada tem de atleta
Está tudo certo, mas nada combinado
E é justo isso que está errado

Pode ser na Barra ou no Recreio
Ou qualquer lugar que não seja feio
Também tem pizza lá no Leblon
De camarão a champignon

O lugar pode ser qualquer um
Mas até agora não temos nenhum
Hoje, portanto é o dia de escolher
Afinal já é amanhã que vamos nos ver

Para Sabrina e Carla é mais difícil
Então Romulo e eu faremos sacrifício
Onde será nossa pizzaria?
Digam hoje, pois amanhã já é o dia!!!



E eu mais uma vez brinquei de rimar



Depois da trova e do trovador
Nem Carla, nem Sabrina se abalou
A responder essa rima chula 
Que o Romulo ou o Celso preparou

Mas depois de algum tempo a rimar
Um lugar devido há de se encontrar
Com quatro pessoas a sugestinar
Opções é que não vão faltar. 

Então vamos deixar de rimar e sugerir um lugar
Na Barra, no Recreio, no Leblon, em qualquer lugar
De ônibus, metro ou a caminhar
Desde que seja fácil de chegar

Depois de tanto se rimar é hora de um lugar encontrar. 
Me apropriando de um soneto para fazer esse final
Onde será esse encontro afinal? 


E o Celso completou: 


Isso já ta virando uma epopeia!!!


donde vens, ó resposta sepulcral
q meus sentidos não a captam jamais?
imperar-me-á minha vontade final
e decidirei eu para onde vais?

pois se lanço ao monte a derradeira questão
e do precipício não vem o sim, nem o não
direi eu, ó intrépido destino
pois senão decidem as moças, decido eu, um menino

tizziano, a pizzaria, me parece a pedida
boa é a aparência, não sei o gosto da comida
downtown é o shopping próximo, a referência
se há rodízio ou não, também não tenho ciência

sem mais o q dizer, pois me faltam palavras agora
digo q devo ir trabalhar
e portanto, vou embora


E Sabrina que não sabe brincar... Mas é prática.

Sem rimar vou sugestionar.... Parmê!!!!





Curso em Cuba






Em dezembro do ano passado mandei meu currículo para uma seleção de candidatos para o curso de roteiro cinematográfico na Escuela Internacional de Cine & TV de Santo Antônio de Los Baños, em Cuba. Bem, meu currículo foi selecionado e estou entre os 15 alunos que passarão 3 semanas estudando tudo sobre roteiro. Estou muito feliz. É uma oportunidade única. 


Depois de quase dois anos trabalhando e aprendendo muito com Doc Comparato (incluindo a reedição do livro que para muitos é considerada a bíblia do roteiro) agora vou fazer esse curso no exterior e numa instituição de cinema que é considerada uma das mais importante mundo, para quem não conhece, essa escola foi fundada por Gabriel Garcia Marquez (Prêmio Nobel de Literatura). 



Será uma experiência muito importante a começar pela viagem internacional e a completar pelos estudos em roteiro cinematográfico.  Não vai dar nem tempo de sentirem minha falta. Quando começarem já estarei de volta. Vou dia 9 e retorno ao Brasil no dia 28 de fevereiro. 


Aproveito para agradecer a todos aqueles que sempre me apoiaram e apoiam. Vocês são parte essencial na minha vida e por isso não poderia deixar de dividir essa alegria toda com vocês. 


Bem, é isso. Fico por aqui.